Como compartilhar sua rede sem fio e ganhar dinheiro?

ideia.jpgHoje me veio na cabeça uma idéia que pode se transformar em um negócio. Como eu posso compartilhar minha rede sem fio e ganhar dinheiro com isso? O Fon, que é a maior rede mundial de usuários de redes sem fio funciona semelhante ao que eu quero, mas não é igual.

No Fon, você compra um roteador deles, que hoje sai por $39,95 e compartilha sua rede sem fio com outros usuários que também tenham Fon. Ou seja, se eu estiver viajando a otra cidade e detectar um router fon, eu posso conectar e utilizar a rede sem fio do “fonero” como eles chamam por aqui. Em resumo, é oferecer seu router para algum fonero conectar e utilizar um router fon de alguém quando você esteja fora de sua casa, e olha que já tem router FON em todos os lugares do mundo.

Mas o que eu quero é diferente. Na minha casa eu tenho um router e pago €39,90 e utilizo a rede sem fio somente de noite, já que fico na Universidade o dia todo. Então, não vale a pena pagar esse valor para utilizar pouco ou quase nada, mas na hora que você precisa, você tem que ter. E isso deve acontecer com muita gente.

Então o que eu quero é compartilhar essa rede e cobrar por isso. Ou seja, se uma pessoa ver minha rede através do “Ver redes sem fio” do Windows, ele clica em “Conectar”. Ao clicar em conectar, meu modem deveria dar a opção “Quero utilizar essa rede sem fio”. Em meu modem eu teria uma lista de usuários permitidos com diferentes nomes de usuários e senhas para eles. Ou seja, meu router seria um hotspot. Quanto cobraria pelo serviço? Hoje pensei que €10 mensais seria um bom valor. Para isso, o modem teria que ficar ligado 24 horas por dia e o sinal sempre esteja com nivel alto para o vizinho (usuario que quer usar minha rede sem fio). O pagamento poderia ser feito por Paypal ou qualquer outro tipo de pagamento online.

Dividindo minha rede sem fio com 2 ou 3 usuários, eu já poderia praticamente pagar minha conta. Seria bom para mim e para os meus vizinhos. Hehe! Além disso, poderia dar a opção do usuário conectar por horas ou por um dia inteiro, por um preço simbólico.

Como isso pode ser feito? A idéia é interessante? Como alterar as configurações de um roteador wireless?

This entry was posted in Brasil, Empreendedorismo, Espanha, Tecnologia, web 2.0, wifi. Bookmark the permalink.

7 Responses to Como compartilhar sua rede sem fio e ganhar dinheiro?

  1. Leo says:

    A idéia é boa mas não é tão nova. Tem pessoas que já fazem isso. Para controlar os usuários você precisaria de um servidor Radius, a autenticação poderia ser via Captive Portal (Web portal) ou via 802.1X. Existem soluções para isso na internet, pesquise no google. Para captive portal qualquer roteador funcionaria, para 802.1X vc precisa que seu roteador wifi suporte WEP com 802.1X (não recomendo), WPA ou WPA2. Ex.: http://www.wifiradis.net/ http://en.wikipedia.org/wiki/Captive_portal

  2. Marcos says:

    O Fon também já possui uma ferramenta para fazer isso, converter seu ponto de acesso em um hotspot. Chama FonSpot, dá uma olhada nesse link: http://english.martinvarsavsky.net/download/fonspot/

    Valeu! Parabéns pelo Blog.

  3. Fábio says:

    Pronto. Já existe o que eu queria. http://www.hotspotsystem.com/ Você pode compartilhar sua rede sem fio e cobrar pelo acesso. Vou instalar em casa e já conto a todos como funciona.

  4. noway says:

    Voce nào pode….no seu contrato de banda larga, em qualquer pais, esta escrito que voce nao pode sub-locar e etc… A grosso modo, voce nao pode ganhar dinheiro e nem cobrar.

  5. sonic says:

    seria possivel aprofundar mais a parte do captive portal (web portal) n tou a consseguir encontrar muita informação sobre isso

  6. djtimmaya says:

    Ops e se no caso a pessoal tive um rede e quere destrubuir internet sem fio
    mais tem muitas pessoas que nao paga
    e ele que bloquear o asseso dele a minha internet minha red

    exeplo:pessoas que nao pagao pessoas que descobre sua seinha

    com vejo que ta usando minha rede sem fio

    que progama a pessoa deve usar

  7. antonio lucio says:

    gostaria de saber se isto e legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>